Escrito por
Bruno Rodrigues
3/9/2021

Qual o futuro da Psicologia? Como os psicólogos podem se preparar para o novo mundo

Entrevista realizada por Bruno Rodrigues, Psicólogo e Empreendedor Digital, com a Andrea Cardoso Psicóloga e Futurista, vai te mostrar o quanto é possível o Psicólogo desenvolver suas habilidades tecnológicas e atuar de forma diferenciada no mundo online!

Ainda vai responder questões importantes sobre as tecnologias que podem ser usadas na Psicologia Clínica, os benefícios para seu negócio em desenvolver Inovação e visão de Futuro, a importância dos profissionais e clientes se digitalizarem no mundo atual e muito mais. Boa leitura!

O que despertou o seu interesse por inovação e tecnologias?

Foram vários fatores, mas em especial adaptação às demandas dos meus pacientes, pois eu atendo adolescentes, jovens e adultos, que imersos em tecnologias me exigem mergulhar nesse universo para compreender a visão deles e respectivas intervenções na psicoterapia. Outro fator foi a orientação profissional associadas às profissões em extinção e do futuro. E mais um fator é que a minha 1ª formação é em TI, tenho mais de 20 anos de experiência nessa área, e me juntei à minha sócia-irmã Denise, formada em Business Innovation for changemakers, que são “fazedores de mudanças” em uma tradução livre. E o último ponto é a escassez de psicólogos atuando nessa área tão relevante para o futuro da sociedade.

Com a pandemia, muitos psicólogos descobriram o atendimento online, muitos ficaram encantados, qual foi sua percepção desse movimento? Sei que você ajudou muitos colegas com as ferramentas.


Foi surpreendente! Ver tantas pessoas se reinventarem da noite para o dia, de forma compulsória, transpondo barreiras, mas ao mesmo tempo com muito boa vontade de aprender. É claro que este novo cenário pegou muitas psicólogas(os) de forma inesperada. Foi um processo difícil, que exigiu bastante adaptação tanto dos psicólogos quanto dos pacientes, em alguns casos enfrentando a resistência, e até pessoas que não aderiram. Por isso auxiliei voluntariamente os colegas da nossa profissão a ingressarem no atendimento online e posteriormente darem continuidade à estas inovações. É o que sempre digo: -

Que benefícios tem uma pessoa que se desenvolve em inovação, tecnologia e visão de futuro?

Estar atualizado, diferenciar-se como profissional no mercado, agregar valor no atendimento ao cliente/paciente, aumentar as possibilidades de adicionar valor financeiro às consultas, ter um novo olhar dentro da clínica/escola/hospital/empresa trazendo inovação para o seu negócio, conhecimento de novas ferramentas complementares e troca de experiências com outros profissionais com mindset de desenvolvimento.

O importante é estar em movimento, experimentar, descobrir novas formas e compartilhar, assim estimulamos a colaboração e aceleramos a aprendizagem.

Você poderia citar alguns exemplos de tecnologias que podemos usar na Psicologia Clínica?

Alguns exemplos são o uso da Realidade Virtual para tratamento de fobias; o Biofeedback no tratamento de transtornos de ansiedade e estresse; Parque Multissensorial e Robôs humanóides para o tratamento de transtornos de neurodesenvolvimento e aprendizagem; Aplicativos que funcionam como diário de emoções, auxiliam na meditação, na gestão do consultorio; Ferramentas de Telessaúde e Teleconferência para atendimento on-line.

Como você desenvolve os psicólogos nesta área de atuação de Inovação e Tecnologias?

Desenvolvo através de cursos online, palestras e vivências, com provocações e estímulos para se colocarem em movimento, como protagonistas, utilizando metodologias ativas como aprendizagem baseada em projetos, simulações, experimentação dos equipamentos através do LAB de Experiências, cocriação, colaboração em comunidades de inovação Psi, até que as psicólogas desenvolvam sua autonomia e sintam-se seguras para inovar no seu fazer clínico.

Hoje você tem um olhar do futuro que a maioria não tem. O que é que você vê na Psicologia, que a maioria de nós ainda não vê, pensando em futuro?

Vejo inúmeras possibilidades de inovação, vejo psicólogos atuando na criação de novas tecnologias, atuando junto com outros profissionais no desenvolvimento adequado da Inteligência Artificial e outras inovações, ocupando os devidos espaços em congressos/festivais que tratam das capacidades humanas, sendo melhor remunerados e diferenciados em suas carreiras.

Tenho uma visão otimista de que em breve, nós psicólogos atuaremos de forma transversal em todos os segmentos tecnológicos, antecipando futuros desejados e engajados em contribuir com o futuro das relações humanas e da sociedade.

Por que acha importante as pessoas se digitalizarem nos dias de hoje?

Primeiro para não ficarmos para trás. Depois, para nos integrarmos a tecnologia e promovermos a inclusão digital dos nossos clientes/pacientes. Evoluindo um pouco mais, entender e refletir sobre o impacto que essas novas tecnologias pode causar na nossa profissão e na sociedade. É importante também para entendermos as demandas dos pacientes e clientes com a nova visão de futuro. E para aqueles que já têm bastante experiência na profissão, é uma forma de buscar inovação para si mesmo e para o negócio (mudança de mindset).

O que você diria para as pessoas que tem medo das tecnologias?

Diria que o desenvolvimento das tecnologias é um caminho sem volta e cresce cada vez mais com as tecnologias exponenciais. Sabendo disto, a experimentação, o conhecimento e a tolerância ao erro, são as melhores formas de mitigar esse medo e se abrir para novas descobertas, inclusive muito positivas, que podem servir como ferramental na psicologia, para reduzir as dores psíquicas.

É preciso estudar muito para desenvolver o seu trabalho?

Para atender às demandas das minhas clientes psicólogas é preciso estudar muito sim. Primeiro porque a todo momento surgem novidades e temos raríssimas fontes dentro da própria psicologia, portanto é necessário contribuir para que ela se desenvolva. Segundo e em especial, pela grande responsabilidade de orientar as pessoas nas mais diversas demandas, com múltiplos conhecimentos que elas trazem, em diferentes níveis de profundidade, e com o devido respeito ao código de ética.
Já para minhas alunas o que recomendo é algo que aprendi contigo Bruno, que “o feito é melhor que o perfeito”, portanto não precisam ser perfeitas ou especialistas para usarem novas técnicas para o seu crescimento, mas sim serem transformadoras da sua história na psicologia.

Precisa ter uma abordagem psicológica específica para se integrar com as tecnologias?

A integração com as tecnologias é aplicável a praticamente todas as abordagens, pois funciona como técnica complementar à prática profissional dos psicólogos.

Você tem um curso atualmente para psicólogas e psicólogos que querem inovar. Fale mais sobre seu curso.
O curso chama-se “Conectando os Psicólogos com o Futuro” e tem o objetivo de trazer conteúdos e práticas associadas a inovação, tecnologia e futuro, no contexto da Psicologia. O aprendizado pode ser utilizado na atuação do psicólogo, tanto como complemento às práticas clínicas e da psicologia, como no entendimento da visão de mundo dos pacientes/clientes conectados com as tecnologias, em especial das novas gerações. As aulas são propositivas, têm interações ao vivo, convidados especiais, e provocações relevantes para desenvolverem um mindset de crescimento e acreditarem que por meio da experimentação, podem inovar, se destacar na profissão, aumentar seus ganhos e gerar novas demandas.

Você é Psicóloga especialista em Futurismo, o que seria o futurismo?

Um futurista pesquisa sobre futuros, para auxiliar pessoas ou até mesmo empresas a entenderem o que está por vir, e assim ajudá-las a antecipar ações no presente que possam prepará-las para estas mudanças e para a construção de um futuro desejável para si e para a sociedade.

Os futuristas desenvolvem técnicas e habilidades para uma visão mais abrangente de mundo, considerando o impacto integrado do planeta e seres que nele vivem, bem como uma visão de tempo de longo prazo, de décadas ou até séculos para frente.
Usamos futuros no plural mesmo, porque temos múltiplas possibilidades, atuando como facilitadores da expansão do pensamento criativo na busca de alternativas inovadoras. Construir esse mindset orientado para o futuro, colabora para identificarmos tendências emergentes na ciência, tecnologia, educação, saúde, meio ambiente e sociedade.

O termo mais conhecido no Brasil é Futurismo, e mundialmente é conhecido como Foresight, prática profissional que utiliza metodologias, ferramentas estratégicas e processos sistemáticos, que nos apoiam na prospecção de futuros e tomada de decisões agora.

Andrea, que mensagem você deixaria para os profissionais que nos acompanham?

Estejam abertos e receptivos para um mundo de oportunidades e benefícios que as inovações e tecnologias podem nos trazer. Vou deixar uma frase do Maurício Benvenutti, empresário e escritor de grande inspiração para mim:

Bruno Rodrigues
Psicólogo, Empreendedor Digital, Escritor e idealizador do movimento Psicologia Sem Fronteiras e Curso Marketing para Psicólogos.
Andrea Cardoso
Psicóloga com Pós-Graduação em Gestão de Negócios pela FGV. Certificação Internacional em Foresight (Futurismo). Consultora e Palestrante. Membro do Movimento Teach the Future. Suas paixões são curtir sua filha Mafê, viajar e estudar muitoooo.
Receba novidades
Obrigado, recebemos seu cadastro.
Oops! Algo deu errado