Escrito por
Andrea Cardoso e Equipe
24/11/2021

O futuro do trabalho. Você está pronta?

A crise global causada pela pandemia de COVID-19 impactou definitivamente a nossa vida. O volume de compras online e de estabelecimentos que aderiram ao delivery nunca foi tão grande, reflexo dos tempos de distanciamento e isolamento social.

Vários paradigmas também foram quebrados em relação ao trabalho. O home office, ou escritório doméstico, talvez tenha sido o maior símbolo dos novos tempos. Sem poder se deslocar para o ambiente regular de suas funções, milhões de profissionais reformularam seu lar para criar uma estação de trabalho ou de estudo para seus filhos. Profissões exercidas tradicionalmente de forma presencial tiveram que se atualizar para continuar a atender ao público. 

Em diversas especialidades, esses profissionais correm contra o tempo para se adequar à nova realidade e se manterem relevantes em um cenário com cada vez mais opções. Por isso, separamos aqui alguns dos aspectos que devem ser considerados no presente e que serão indispensáveis no futuro.

O uso da tecnologia deixa de ser um diferencial para se tornar fundamental

Há milhares de aplicativos para celular, ferramentas e softwares (muitos deles gratuitos) que otimizam a rotina dos profissionais, representando economia de tempo e dinheiro. Além da videoconferência e do atendimento remoto, é possível implementar melhorias na agenda, na divulgação e em diversos processos do seu trabalho. 

Equipar a si mesma, assim como a quem te ajuda, com aplicativos, mesmo aqueles que são pagos, permite que todos executem suas tarefas com maior dinamismo e exatidão, tornando a rotina de processos mais segura, consistente e menos sujeita a erros. 


Conquiste o cliente antes que ele apareça presencialmente

Não é por acaso que a demanda por profissionais de produção de conteúdo cresce constantemente. O mercado percebeu a importância de construir uma imagem sólida na internet e nas redes sociais, educando os seguidores sobre os produtos e serviços oferecidos, esclarecendo dúvidas, fundamentando uma posição de autoridade no segmento abordado e capturando a atenção da audiência.

Assim, é necessário manter um fluxo constante de informações relevantes nos seus perfis das redes sociais, em sites e blogs, de modo a mostrar que a marca ou a profissional se mantém atualizada e acompanha as novidades e mudanças que ocorrem diariamente. Se ainda não fez isso, aprenda e invista nas suas redes sociais.


As mudanças vão além do virtual alterando rotinas

A rotina de trabalho em horário comercial ainda é a realidade da maioria dos brasileiros, no entanto, a fragmentação da jornada de trabalho ganha espaço. Será cada vez mais comum que profissionais desempenhem funções distintas, fazendo parte de múltiplas organizações durante a semana.

A horizontalidade das equipes é outro ponto que vem ganhando destaque. A colaboração de diversos agentes sem que haja tanta influência hierárquica torna os processos mais leves e fáceis de serem aprimorados. 

é necessário manter um fluxo constante de informações relevantes nos seus perfis das redes sociais, em sites e blogs, de modo a mostrar que a marca ou a profissional se mantém atualizada e acompanha as novidades e mudanças que ocorrem diariamente. Se ainda não fez isso, aprenda e invista nas suas redes sociais.

Inclusão e encontro de gerações

A inclusão de pessoas com deficiência e grupos minoritários já é um movimento crescente. O encontro de gerações, não necessariamente com os mais velhos exercendo cargos superiores, também é um movimento que só cresce. 

Com uma vida útil dos profissionais alongada pela evolução das técnicas, tanto de trabalho quanto da tecnologia e da medicina, é de se esperar que pessoas mais maduras possam fazer parte de uma mesma estrutura sem necessariamente uma estar acima da outra.


Toda empresa será de tecnologia e saúde em algum grau

Como explicamos anteriormente, o uso das tecnologias na prestação de serviços e venda de produtos será praticamente obrigatório. Da mesma maneira, para evitar a perda de mão de obra qualificada, as organizações estão dedicando mais esforços no sentido de manter um ambiente de trabalho saudável e prazeroso para seus colaboradores. 

Além dos espaços de convivência, benefícios como planos de saúde e odontológico, gympass e bonificações, os gestores procuram o feedback das equipes com maior frequência para que os membros de sua equipe estejam cada vez menos sobrecarregados e cada vez mais motivados a pensar em inovações e soluções para os desafios do dia a dia.

Quem espera o futuro para começar a agir fica no passado

Com novas formas de trocar informação e conhecimento, fica difícil para os maus empregadores esconderem os abusos e rotinas de trabalho extenuantes. Grupos de discussão nas redes sociais e em plataformas como WhatsApp e Telegram integram profissionais de diversos cantos do mundo. 

Assim como as melhores práticas são compartilhadas nesses canais, as denúncias e experiências servem de alerta para que os indivíduos saibam dos seus direitos, como se aprimorar em suas funções e também como conseguir ocupar espaços de maior qualidade em suas carreiras. Se Charles Darwin, já no século 19, ensinava sobre o processo evolutivo das espécies, onde os mais aptos e adaptáveis (e não os mais fortes) têm mais chance de sobreviver, isso nunca foi tão verdadeiro para empresas e profissionais.

A ideia, então, é se aprimorar e adaptar-se às constantes mudanças. Quem acha que já acumulou conhecimento suficiente será ultrapassado mais rápido do que imagina. Contamos com uma equipe multidisciplinar dedicada a encontrar a melhor maneira de superar seus objetivos. Acompanhe o nosso blog e fique de olho nas novidades que vem por aí. Até a próxima!


E você, está preparada?

Para estar pronta para o futuro do trabalho, você precisa, pouco a pouco, se adaptar tanto às novas tecnologias quanto ao que está mudando em relação ao comportamento do seu público e o de profissionais como você. Conheça nossa área exclusiva de cursos e treinamentos para dar o seu recado nesse futuro tão diferente e promissor.


Andrea Cardoso e Equipe
Psicóloga com Pós-Graduação em Gestão de Negócios pela FGV. Certificação Internacional em Foresight (Futurismo). Consultora e Palestrante. Membro do Movimento Teach the Future. Suas paixões são curtir sua filha Mafê, viajar e estudar muitoooo.
Receba novidades
Obrigado, recebemos seu cadastro.
Oops! Algo deu errado