Escrito por
Andrea Cardoso e Equipe
27/9/2021

Como valorizar a si mesma auxilia no reconhecimento de seu valor profissional?

Você sabia que deixar de valorizar a si mesma pode trazer diversos problemas em seu ambiente profissional e até mesmo em sua carreira? Desvalorizar o seu esforço, o seu investimento e o seu empenho como profissional pode atrapalhar o seu reconhecimento na área escolhida. Uma ação que costuma ser a grande vilã da valorização de seu trabalho é cobrar um valor muito abaixo do mercado por não se achar boa o suficiente.



Todo o tempo, esforço e dedicação voltados ao seu lado profissional são coisas que precisam ser colocadas na ponta do lápis e levadas em consideração na hora de valorizar o seu trabalho. Esquecer-se de todo o processo até chegar onde chegou é como desperdiçar toda a sua formação e especialização como se não fosse nada.


Quem deve ver e mostrar o seu valor perante o mercado é quem viveu todas as etapas de sua vida, ou seja, ninguém melhor do que você mesma para mostrar do que é capaz e para que veio no mundo corporativo.


A sua vida é a coisa mais importante que você tem, por que a sua vida profissional deixaria de ser? Dê valor ao seu trabalho e a todo processo pelo qual você passou até chegar onde chegou, ninguém viveu por você para te ajudar, então é seu dever fazê-lo. 


Pensando nisso, resolvemos trazer este texto para te ajudar a descobrir 3 sinais de que você não está se valorizando profissionalmente, vamos lá?

1- Falta de motivação

O primeiro sinal de que você não se valoriza profissionalmente é a falta de motivação. Você sente que tudo o que faz não é notado e que precisa de reconhecimento para entregar um trabalho melhor, mas esquece que se você não trabalhar com disposição para enfrentar os problemas do dia a dia nada será feito.


Você depende de si mesmo para entregar um bom trabalho, lembre-se de que a motivação é uma grande aliada de um profissional espetacular, pois ele sabe o que realmente tem de bom para entregar ao mundo e está sempre disposto a melhorar. 


Motive-se sempre, essa é a chave de um atendimento excepcional e de bons resultados em sua carreira. Encare todos os problemas como um passo em direção ao sucesso e você verá que a direção ficará cada vez mais certa.


Capacitar-se no uso das tecnologias digitais vai além de desenvolver a habilidade computacional pois significa desenvolver habilidades emocionais de encorajamento, enfretamento do medo da exposição, pensamento crítico sobre as notícias ou adaptação a inovação das Redes Sociais.

2- Redução de preços para ser aceito

Diminuir os preços de seus serviços é uma maneira muito fácil de cair no conto de ‘quem vende por menos, vende mais’. Essa é uma das principais maneiras de desvalorizar o seu conhecimento e, consequentemente, o seu serviço.


Pense: você comeria um hambúrguer da esquina sabendo que está com vontade de comer um McDonalds? E se esse hambúrguer for mais barato, vale a pena abrir mão de seu desejo para gastar menos? Agora pare e pense: por que o Mcdonalds é mais caro? Existe um nome forte por trás de cada hambúrguer e cada batata frita vendida, existem anos de pesquisas para chegar em sabores que só eles têm e eles cobram por isso.


No caso de seus serviços, por que você teria que cobrar mais barato se a sua qualidade é maior? Por que você tem que abrir mão de cobrar o que vale se investiu horas de estudo e bastante dinheiro em conhecimento? Quando é que você vai ter retorno sob todo esse investimento feito em sua carreira?


É exatamente por isso que você precisa levar em consideração toda a sua bagagem e não diminuir preços por falta de clientes, mostre a eles o valor de seus serviços e eles não irão reclamar de pagar o que você pede. Você precisa de clientes que reconheçam o valor que você agrega à vida deles, não dos que te procuram por você cobrar menos.

3- Falta de interesse em aprender continuamente

Aqui está um problema enorme na desvalorização de seu trabalho e de sua vida: a falta de interesse em aperfeiçoamento contínuo. A vida é uma escola infinita de aprendizado e nós temos que viver a cada dia aprendendo como tirar o máximo de proveito dela. 


Paralisar a sua carreira em um ponto é como deixar de viver e esquecer que o ritmo da vida é sempre para frente. Quando você deixa de investir em aperfeiçoamento, a sua vida profissional fica desatualizada e você acaba ficando para trás.


O aprendizado contínuo te leva a lugares novos e à conquista de um mercado mais seleto e fiel aos seus serviços. Então por que ficar para trás e correr o risco de perder sua motivação e ter que diminuir os preços de seus atendimentos para conseguir mais clientes?


Mude o seu ponto de vista: invista em si mesma e veja como um mundo de possibilidades se abre à sua frente. Se valorizar e manter-se atualizada é a melhor forma de provar que a sua autoconfiança está diretamente relacionada à forma como você vende sua imagem e seus serviços.


Faça as pazes consigo mesma e descubra como é bom reconhecer o seu valor profissional. Se você tem dificuldades para lidar com a tecnologia e com as ferramentas digitais, nós podemos te ajudar, conheça nossa área exclusiva de cursos e treinamentos para que você esteja sempre atualizada e pronta para qualquer situação online.


Andrea Cardoso e Equipe
Psicóloga com Pós-Graduação em Gestão de Negócios pela FGV. Certificação Internacional em Foresight (Futurismo). Consultora e Palestrante. Membro do Movimento Teach the Future. Suas paixões são curtir sua filha Mafê, viajar e estudar muitoooo.
Receba novidades
Obrigado, recebemos seu cadastro.
Oops! Algo deu errado